Dr Eduardo Adnet


Médico Psiquiatra e Nutrólogo

Quanto Custa uma Consulta com um Psiquiatra?

 

 


Qual é o Preço de uma Consulta Psiquiátrica? Quanto custa a Consulta com o Psiquiatra?

Muitas pessoas acreditam que buscar um Psiquiatra, ir a um Psiquiatra, é como se ela estivesse indo a uma Psicoterapia e que terá sessões de Psicoterapia todas as semanas. Mas não é assim!

Os tratamentos em Psiquiatria, para a maior parte dos principais Transtornos, normalmente precisam de uma consulta de avaliação, no início do tratamento, e do seguimento (seguimento terapêutico, ou seguimento do tratamento, ou ainda, o que se chama de acompanhamento).

Isso praticamente nunca necessita de muitas consultas como muitos pensam. Por vezes, após a primeira e a segunda consulta, o tratamento pode ser bimensal, trimensal, ou ainda com intervalos maiores. Evidentemente, vai depender também do quadro do paciente e da sua evolução clínica.

Quais são esses principais Transtornos? Citando alguns: Episódios Depressivos, Ansiedade Generalizada, Fobias, (Transtornos Ansiosos em geral), Insegurança, Baixa Auto-estima, (no meu caso, que também sou Médico Nutrólogo, trato muitos casos de Compulsão Alimentar e Bulimia - unindo, casando as duas especialidades médicas que tenho para o benefício dos pacientes).

Outros transtornos frequentes: Bipolaridade, que na maioria dos casos não necessita de consultas mensais, uso ou abuso de substâncias, enfim...

Outro ponto importante de se mencionar, o que é uma realidade nos dias de hoje, é que muitos médicos mais experientes, e de várias especialidades, estão deixando os Planos de Saúde pelos valores muito reduzidos que são repassados ao médico. Veja que eu não disse que não há médicos bons em Planos de Saúde! Mas, médicos que atendem em consultas mais demoradas e com uma sofisticação e habilidade técnica maiores, mais experientes, em muitos casos não vão aceitar receber R$ 40,00 reais por uma Consulta de Qualidade (e tem Plano de Saúde que paga ainda menos do que isto).

Essa lamentável realidade brasileira torna muito mais difícil o médico poder dedicar mais tempo ao seu paciente.

Isso significa que a consulta pode ser, sim, um pouco mais cara, mas tem um detalhe muito importante!

Consulta um pouco mais cara não quer dizer Tratamento Caro! Ir a um profissional médico dezenas de vezes, pagando pouco, tenderá a fazer com que o custo do tratamento se torne bem maior.

 

É como diz o velho ditado: "O baratinho pode vir a custar muito caro!".

 

E tem mais! Em vários casos, o paciente pode solicitar um reembolso de consulta ao seu Plano de Saúde.

 

Para mais informações, por gentileza, clique aqui!

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo